terça-feira, 2 de setembro de 2008

VISÃO FILOSÓFICA DA ESCOLA

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio " Dr. Paulo Fontellles de Lima", tem como objetivo a formação do cidadão crítico consciente dos seus direitos e deveres para que ao longo de sua jornada possa ser sujeito na construção da sua própria história. Sabemos que a escola consegue refletir a sociedade em que vivemos, de forma que se estabelece no interior da instituição conflitos baseados em uma ramificação de interesses dos diversos segmentos e cabe ao coletivo buscar e resgatar valores humanos que classificamos como básicos (verdade, ética, paz, solidariedade e boa conduta), afim de que possamos resgatar os valores que cada vez mais estão distanciados das instituições públicas.

Sabemos que tanto a escola como a comunidade em geral, são lugares privilegiados ao desenvolvimento humano, haja visto muitas vezes nossas escolas serem exclusivas instituições que têm com pilares o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, psicológico e transcendentais.

A Educação é um meio pelo qual o Homem pode apropriar-se do conhecimento, construir sua história de forma crítica, criadora e promover o processo de transformação social, pois entende-se que a educação é um processo de construção do conhecimento em uma relação teoria x prática, envolvendo seus valores e cultura.

Por serem lugares onde o ser humano faz sua história, esta relação é de extrema importância no processo de construção, marcadas pelas condições sócio-políticas e culturais de um indivíduo mais voltado para sua relações humanas no grupo na qual está inserido. Atrelada a esta concepção de educação, há de se repensar a avaliação para redimensionar a ação educativa afim de que não seja reforçado uma educação excludente, para as classes menos favorecidas, esse é um fator importante para se repensar a avaliação e para redimensionar a ação educativa.

Nenhum comentário: